Parcerias

Com grande Alegria, estamos junt@s nesta Missão Ecológica com estes maravilhosos Parceiros: 

logo_lindomar_medio.png
AZORES SEM PALHINHAS_ CARTAZ-01.jpg
 

Eventos & Colaborações

Com grande sentido de Missão, temos participado e co-organizado uma série de iniciativas ecológicas e de sensibilização ambiental:   

Setembro 2018 - Limpeza e Auditoria de Marca                     em parceria com 

logo.png
LOGO3_180x.png

Em Santos, Lisboa, durante 2 Dias. No Dia 2, eu (Inês, Movimento Sem Palhinhas) e a Sarah (Planetiers) percorremos as ciclovias e caminhos pedonais desde o K-Urban Beach até ao Lust in Rio e limpámos numerosos copos, garrafas, palhinhas, caricas e outros materiais de plástico! Aproveitámos para falar com um senhor que faz a limpeza local: confirmou que a zona é inundada de lixo todas as noites e que no dia a seguir apanha uma quantidade enorme de lixo (sem qualquer possibilidade de separação e reciclagem). Nos dias de vento, informou: "Voa muito lixo para o rio". No dia anterior, Dia 1, eu (Inês, Movimento Sem Palhinhas) e a Ana Leonor tínhamos já limpado numerosos objectos de plástico, vidro, papel e não só! ali perto. Percorremos a Rua da Boavista, desde o Largo do Conde Barão até ao Beco do Caldeira (ida e volta), aproveitando para falar com alguns moradores sobre o problema do lixo e ainda dos alojamentos locais na zona.

Dezembro 2018 - Limpeza de Natal/Merry Cleantmas em parceria com                 e  

22894351_1736661029963304_72887344552437

💚🌏 Feliz Natal Ecológico para Tod@s! 
Este ano, tivemos a Alegria de celebrar esta quadra Natalícia com uma limpeza ecológica no Chiado em Lisboa. Regressámos a casa com o coração cheio! pela oportunidade de contribuição, pela parceria maravilhosa com a LitterHero e a Lisboa Limpa, pela companhia inspiradora de voluntários fantásticos e ainda pelos breves momentos partilhados com cidadãos e cidadãs sensibilizados para este trabalho tão importante que é o Cuidar do nosso Planeta e das nossas Comunidades. Queremos agradecer a Tod@s pelos vossos pequenos e grandes gestos ecológicos! pois os mesmos fazem Toda a Diferença! 💚 Estamos junt@s!

Março 2019 - Entrevista na Rádio Mais Oeste com                  

logo_lindomar_medio.png

💚🌏 Tive a Alegria de estar recentemente com as nossas queridas parceiras Dorte & Linda da Lindomar que me levaram a conhecer projectos super inspiradores. Super agradecida por sentir que estamos sempre junt@s com pessoas maravilhosas nesta missão que é cuidar do nosso Planeta, a nossa Casa. 

Março 2019 - Evento de Sensibilização -Lisboa               

💚🌏 Realizámos mais uma iniciativa de sensibilização na semana passada, desta vez em Lisboa, pelo Rossio, Chiado e Bairro Alto! 
Quando há 9 meses decidimos avançar com a criação do movimento_sem_palhinhas, tínhamos uma missão muito clara: sensibilizar todos a dizerem não às palhinhas de plástico e a optarem por opções alternativas amigas do ambiente apenas quando essencial. 
Ao contactarmos centenas de estabelecimentos (sobretudo restaurantes, cafés e hotéis) em todo o país, observámos uma evolução muito positiva desde que iniciámos o nosso projecto.

De facto, constatámos um crescente número de estabelecimentos e pessoas que já se encontram bastante sensibilizados para o problema do plástico no Planeta e nos Oceanos. Alguns estabelecimentos têm inclusive vindo a deixar de usar palhinhas de plástico por iniciativa própria.
Porém, apesar da crescente sensibilização ambiental para este tema, ainda há muito trabalho a ser feito. Realizar esta mudança com um objeto tão simples e frequentemente tão desnecessário como a palhinha deveria ser fácil. Mas nem sempre tem sido o caso. Leia toda a história no nosso artigo de opinião na revista Wattson.

Março 2019 - Limpeza da Praia da Torre (Oeiras) e Sensibilização Ambiental em parceria com Ambialistas 

💚🌏 Um enorme agradecimento a tod@s @s maravilhos@s voluntári@s presentes ontem às 15h na Praia da Torre em Oeiras e aos nossos parceiros Ambialistas! Infelizmente, apesar das limpezas frequentes realizadas pela Câmara, encontrámos lixo na praia e muito lixo junto dos cafés e bares locais, sobretudo embalagens e beatas. Apesar de existirem bastantes ecopontos no local, os pequenos caixotes de lixo mais próximos da praia estavam a abarrotar de lixo e muitas pessoas optam por acumular mais lixo à sua volta: podendo o mesmo voar e espalhar-se pela praia e arredores! Devido à proximidade do @mcdonaldsportugal Oeiras... encontrámos infelizmente alguns sacos com os restos de embalagens e comida no parque de estacionamento local. 🌏🌏🐬🐢🐋🐟🐠
Por favor, cuide do Planeta e dos Oceanos! Use apenas o essencial, prefira objectos reutilizáveis, recicle e deite o lixo nos locais apropriados (garantindo que o mesmo não fica à mercê do vento e de outras eventualidades). Se for fumador, deite por favor as suas beatas no lixo! 💚 Contamos consigo!

Abril 2019 - Sensibilização Ambiental em parceria com 

33087598_812904612234054_682307658506357

💚🌏 Com grande alegria, estivemos hoje presentes na Expo FCT! Agradecemos imensamente o simpático convite do @nasfct e todo o apoio e colaboração.🌎Tivemos a oportunidade de falar com e sensibilizar centenas de estudantes do secundário sobre o impacto que as palhinhas de plástico têm no meio ambiente. Demos a conhecer as várias palhinhas alternativas mais ecológicas disponíveis e aproveitámos para oferecer palhinhas comestíveis da @sorbosportugal aos estudantes que decidiram pedalar para fazer o seu próprio sumo de laranja! 😍 Muitos parabéns NAS FCT - Núcleo Ambiente e Sustentabilidade pelo vosso maravilhoso trabalho!

Abril 2019 - Limpeza da Praia Pequena (Sintra) 

💚🌏 Com grande Alegria, estivemos esta manhã presentes na Praia Pequena em Sintra para mais uma Acção de Limpeza! Agradecemos imensamente a presença e entusiasmo dos nossos 🐬😊 simpáticos e dedicados voluntários. Junt@s enchemos 3 sacos de lixo e deixámos sem dúvida a praia bem mais limpa... O nosso maior desafio de hoje foi conseguir apanhar centenas de pedaços de esferovite (muitos já totalmente fragmentados em microplásticos)... Por favor, ajude-nos nesta missão! Previna a produção de lixo - recusar, reduzir e reutilizar! 
Previna "a fuga do lixo" - deposite o lixo e os materiais para reciclagem nos locais devidos (e certifique-se que os mesmos ficam dentro dos contentores!) 💚 Contamos consigo!

Maio 2019 - Limpeza, Acção de Sensibilização & Relaxamento com Externato Colina do Sol - Dia da Mãe - Alvalade (Lisboa) em parceria com                  e Yoga beyond the mat

Manhã de Coração cheio! Junto deste grupo inspirador de heróis do Planeta, crianças acompanhadas pelos seus simpáticos pais e educadores do @externatoacolinadosol. Agradecemos imensamente ao @externatoacolinadosol pelo desafio 💚☺, convite e pelo empenho e cuidado para com o nosso Planeta 🌍 Uma alegria sentir e ver como inspiram as suas crianças (e os seus pais) a partiparem nesta Missão tão importante que é o cuidar da nossa Terra, bem como de todos os seres que nela habitam 🐬
💚Agradecemos imensamente! @litterhero@yoga.beyondthemat pela parceria, entusiasmo e dedicação! Adorámos também a nossa sessão de relaxamento! ☺Estamos junt@s 🌎🙏

  

 

Imprensa & Blogs Parceiros

20180818_232544_00011805721608-768x768.p

Sem palhinhas… pequenos gestos mudam o Mundo

Quando há 5 meses me reuni com o meu amigo Hugo, sentia em mim uma necessidade urgente em fazer mais. Naquela tarde de chá, depois de falarmos sobre o assunto, decidimos mesmo avançar com a iniciativa. A missão era e continua a ser a de sensibilizar todos para o impacto que as palhinhas de plástico têm no meio ambiente, inspirando-os a usar palhinha apenas quando essencial e a fazer a transição para palhinhas mais amigas do ambiente (reutilizáveis: inox, bambu ou vidro; ou descartáveis: comestíveis, papel ou trigo). 

NEYA_Logo.jpg

NEYA LISBOA HOTEL adere ao MOVIMENTO SEM PALHINHAS

Após ter substituído as palhinhas de plástico por palhinhas comestíveis da Sorbos, o NEYA Lisboa Hotel adere ao Movimento #sempalhinhas, fundado por Inês Souto Gonçalves e coordenado pela equipa Por um Mundo Ideal. Este movimento trouxe para Portugal as ideias de movimentos semelhantes internacionalmente

Foto_1_large.jpg

"Sem palhinha, por favor" – Como Cuidar da Vida dos Oceanos

Só em restaurantes portugueses, estima-se que o consumo anual de palhinhas de plástico seja de 1 bilião. Sinceramente, quando tomei conhecimento deste número, após o choque inicial, entendi que estava a iniciar um longo percurso de aprendizagem e de procura de soluções para o desafio da poluição de plástico nos oceanos.  

Como Identificar Os Diferentes Tipos de Plásticos

Com várias formas e feitios, o plástico pode ser encontrado em (quase) todo o lado: na roupa que vestes, no telemóvel, na televisão que vês lá em casa, no cartão multibanco que usas para pagar o jantar com os amigos… no contentor do lixo e também dentro e fora dele… nos passeios da tua rua, na sarjeta das estradas, nos rios, nos lagos, nos mares e nos oceanos.

Como o seu próprio nome indica (do grego plastikós, que significa "adequado à moldagem"), o plástico é sem dúvida um dos materiais mais versáteis dos nossos tempos. É barato, leve e duradouro (podendo levar séculos até à decomposição) pelo que o seu uso tem vindo a crescer continuamente nos últimos 50/60 anos.

Limpeza de Natal ecológica vai invadir baixa lisboeta

O Natal é tempo de amor, gratidão, e partilha, mas também de troca de prendas, embrulhos e muito lixo. Na quadra que se avizinha, presenteie Lisboa (e o planeta), e dedique um pouco do seu sábado a limpar a zona dos Armazéns do Chiado.

Notícia Dia 21 de Dezembro de 2018

SeaTurtle.jpg

Esperança: o fim antecipado dos plásticos descartáveis

Após a proibição dos plásticos descartáveis nos serviços e repartições da administração pública (medida aprovada no final do ano passado), celebramos a recente decisão do governo português em antecipar a erradicação dos utensílios de plástico de uso único em supermercados, estabelecimentos de restauração e outros locais públicos já a partir do próximo ano 2020.

Portugal destaca-se deste modo pela positiva na defesa do Planeta e mitigação da poluição marinha, antecipando a directiva europeia que restringe o uso de plásticos de uso único a partir de 2021.